Harmonização é unir comida e bebida a fim de formarem um casal perfeito, onde um realça os sabores do outro, tornando esse momento muito mais prazeroso.
Para aprender a arte de combinar na cozinha, comida e bebida, é preciso, principalmente, testar e experimentar, mas claro, sempre há algumas regras que tornam essas escolhas muito mais fáceis.
Uma dica para quem quer iniciar a se aventurar para escolher um bom vinho que destaque as qualidades de um bom prato ou vice versa é essa:
Pratos menos coloridos, mais leves, sutis e delicados, como aves, peixes e molho branco se unem bem com vinhos mais leves, também mais sutis e claros. Por esse motivo que dizemos que vinhos brancos harmonizam bem com pratos de peixes e frutos do mar. Esse tipo de harmonização se dá pela associação das caraterísticas dos elementos, analogia de aromas, frescor e doçura.
Outra associação bem sucedida são para vinhos tintos encorpados e tânicos com pratos também mais expressivos em sabores, como uma carne vermelha ou de caça, muito aromáticos e gordurosos.
Logo, uma primeira dica é conhecer o prato e a bebida escolhida, associando-os por analogia da semelhança das suas característica, cores, aromas, frescor, doçura e acidez.